quarta-feira, 19 de novembro de 2008

DESAFIO LITERÁRIO

Bom Dia,

Eu recebi um desafio da Thienny muito interessante. É um desafio literário.
O assunto não poderia ser mais oportuno, eu simplesmente adoro ler, e estou sempre lendo algum livro nas minhas poucas horas vagas. Além disso eu gosto de ler em trêns, metrôs e filas, eu não suporto ficar parada perdendo tempo, e a única coisa que dá para fazer nessas ocasiões é ler.
Atualmente estou lendo um livro de contos do Machado de Assis, eu já tinha lido alguns deles há alguns anos atrás, mas achei uma edição de bolso num Sebo e estou lendo novamente. Quando eu gosto muito de um livro eu leio mais de uma vez, mesmo porque depois de um tempo acabo esqueçendo da história e dos detalhes.
Comecei a ler muito cedo incentivada pelo meu Pai. Ele mesmo não tem o costume de ler livros, apenas jornais, mas sempre incentivou eu e minha irmã para que tomássemos gosto pela leitura.
Eu comecei com gibis, depois li praticamente toda a Série Vaga-Lume e a Série Para Gostar de Ler, que era uma coletânea com diversos textos, separados por tipo, com comentários. Tinha alguns Crônica, de Contos, de Poemas, etc.
Não parei mais, quando alguém comenta sobre determinado livro ou vejo a resenha na revista, anoto o livro numa listinha e quando posso compro o livro ou pego emprestado.
Quando eu gosto do filme, eu também procuro o livro para ler. Na maioria das vezes eu só assisto o filme depois de ler o livro.
Meus gêneros favoritos são os livros de suspense, como os do Steven King e Sidney Sheldon, de Vampiros, da Anne Rice e do André Vianco. Não gosto de Romances muito melados como Danielle Steel e nem de Documentários e Auto-Ajuda.
Eu costumo comprar meus livros no Submarino e estou sempre de olho nas promoções, ultimamente comprei vários títulos interessantes a R$ 9,90, estou abastecida por uns quatro meses.
Bem, mas vamos ao desafio, que consiste em indicar os meus três livros favoritos, são eles:

- GRANDES ESPERANÇAS - de Charles Dickens, eu assisti ao filme e amei. O filme era estrelado pelo Ethan Hawke, Gwyneth Paltrow e Robert De Niro, e era muito interessante, coloquei na minha listinha e terminei de ler em setembro desse ano. O livro conta a história de PIP, um menino órfão que é criado pela irmã e muito maltratado. Ele recebe uma oportunidade de morar em Londres e se torna um "fidalgo", e passa a ser financiado por um benfeitor que ele desconhece. Os personagens são muito bem descritos e interessantes. São tipos difenrentes e que ao longo da história têm uma conexão entre si. Fiquei impressionada, quero muito ler os outros livros do Dickens, ja´estão na minha lista David Coopperfield, Oliver Twist e Contos de Natal

- DOM CASMURRO - de Machado de Assis. Eu li pela primeira na época de escola e fiquei impressionada, logo em seguida li Mémórias Póstumas de Brás Cubas e Quincas Borba e também gostei muito. Li outras duas vezes e assisti o filme DOM, que é apenas baseada na sua história. Todos sabem que Machado de Assis é o melhor escritor brasileiro e que as suas obras são matéria de estudo em todo mundo. São muito bem escritas e relatam muito bem a vida nas grandes cidades, principalmente no Rio de Janeiro onde viveu o próprio Machado de Assis. Dom Casmurro na minha opinião é o seu melhor livro, é a narrativa em primeira pessoa de Bentinho, uma pessoa ciumenta e carrancuda. A história toda é contada sob o seu ponto de vista, por isso até hoje as pessoas discutem se a Capitu é adúltera ou não. Vale muito a pena ler.

- O CAÇADOR DE PIPAS - de Khaled Housseini. Esse livro é lindíssimo, em determinadas partes eu não parava de chorar, passei dias triste. Queria ler de novo, mas preciso me preparar espiritualmente. O livro é contado em primeira pessoa, por Amir, um garoto rico, que passou a sua infância em Cabul, no Afeganistão e depois consegue fugir do regime talibã para os Estados Unidos. Fala sobre a sua amizade e suas culpas em relação ao amigo Hassan. A parte mais interessante do livro na minha opinião é a infância de Hassan e Amir e também as curiosidades sobre a cultura afegã, que para mim eram desconhecidas.

A segunda parte do desafio era indicar cinco amigas blogueira, eis as escolhidas:

Ana Carolina Trevisol
Sinara
Nile
Adelaide
Aline

Amanhã é feriado aqui em São Paulo, vou aproveitar para terminar as minhas troquinhas.
Um grande beijo
Faby

6 comentários:

Thienny disse...

Oi Faby!

Gostei desse grandes esperanças, vou procurá-lo!

Beijos

Anônimo disse...

Olá!
Bem que vcs podiam ter feito feriadão hein? Ninguem merece folgar na quinta pra ter q trabalhar na Sexta ..... mas pior é eu que não tive nem feriado .... heheheh
Amiga, eu tambem nao sei colocar outro template! Oq eu faço é mudar a imagem! Vai em layout ... configurar o cabeçalho e editar a imagem! A imagem eu retiro da net!

Espero ter ajudado!
Bjus e bom final de semana!

Karina Lembrancinhas disse...

Olá Faby,td bem??

Adorei o desafio literário..tbm recebi um e ainda não respondi..hehehe..

Beijos e ótimo final de semana!

Lu Oliveira disse...

Oi Amiga querida
Obrigada pela visita e pelo carinho de sempre.
Eu adoro ler também, dos que vc indicou já li o caçador de pipas, amei, eu já li o Oliver Twist é lindo, muito triste mais lindo.
Um otimo final de semana, cheio de artes e leituras.
Bjim

Afcelestino disse...

Olá amiga tambem adoro ler mas as vezes falta um pouquinho e tempo para fazermos tudo a que nos propomos não é??? Olha passei por aqui para te desejar um bom fim de semana
beijos

susy

Nile e Richard disse...

Oi amiga.Obrigado pelo lindo desafio.Desculpe-me pela demora.Devido as fortes chuvas paralizou muito a minha conexão e ainda não anda legal.bjtos.Nile.